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Coordenado pelo MiniCom, por meio do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, em parceria com outros órgãos e entidades, o Gesac oferece ferramentas em tecnologias para a informação e comunicação (TICs), recursos digitais e capacitação por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
Criado há mais de oito anos, o Gesac busca disseminar meios que permitam a universalização do acesso às informações e serviços de governo eletrônico.
O Programa é voltado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Ele oferece uma alternativa de acesso ao computador e à internet, o Gesac e seus parceiros disponibilizam a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.
*Perguntas Frequentes :
Vamos mudar o local de funcionamento da sala de informática que possui conexão fornecida pelo Gesac. Como devemos proceder?
R: A mudança de endereço dos computadores deve ser providenciada pela própria comunidade, seguindo procedimentos definidos junto à Instituição Responsável que forneceu estes equipamentos. Para mudança de endereço da conexão Gesac, deve ser solicitado remanejamento, conforme procedimento descrito na seção “Remanejamento dos Pontos” do Manual do Ponto Gesac.
Como faço para solicitar uma antena Gesac para a minha comunidade? (meu município)
R: O Ministério das Comunicações recebe solicitações de novos Pontos de Presença apenas por meio das Instituições Responsáveis, não sendo possível a solicitação direta pelos municípios. Para mais informações, ver a seção “Como obter um Ponto Gesac” do Manual do Ponto Gesac .
Somos uma ONG. Como proceder para solicitar uma conexão do Programa Gesac?
R: O cadastro e atendimento a novos pontos são idênticos para todo tipo de estabelecimento, seja escola, telecentro, ONG, OSCIP ou organização de qualquer natureza. Todos os atendimentos são sempre realizados por meio de uma Instituição Responsável. Para mais informações, ver “Como obter um Ponto Gesac” .
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